O projeto Gerações – psicologia para todos atua na Creche, Centro de dia e Serviço de apoio ao domicílio.

PSICOLOGIA PARA CRIANÇAS

Na creche através de :

Observação clínica em sala: Permite-nos conhecer a criança, avaliar o seu desenvolvimento estato-ponderal, motor, psicológico e social, através da forma como se relaciona com os outros. Permite assim despistar alguma problemática que possa surgir ao longo do processo de desenvolvimento.

Avaliação psicológica da criança: Permite-nos conhecer o nível de desenvolvimento em diversas áreas e compreender o estado afetivo da criança.

Apoio psicológico a crianças e pais: O apoio psicológico pode ser prestado à criança, sendo que os pais também estão incluídos neste processo ou pode ser facultado apenas aos pais, quando se justifique. Intervém-se perante situações de desajuste psicológico em determinada fase do processo de desenvolvimento normativo (e.g. divórcio, nascimento de irmão).

“Pequenos GIGANTES” – Programa de Promoção de Competências na Primeira Infância: Pretende promover, de uma forma lúdica e apelativa, várias competências essenciais para um desenvolvimento integral saudável, respeitando a individualidade da criança e o seu ritmo próprio. É um programa de intervenção precoce que pretende intervir antes dos padrões de comportamento desadaptativos e de risco estarem instalados, funcionando numa lógica de prevenção.

PSICOLOGIA PARA IDOSOS

No Centro de dia e Serviço de apoio domiciliário através de :

 

Avaliação Psicológica: Compreender o estado de saúde do idoso nos planos físico, mental e funcional, atendendo à realidade familiar e social em que vive.

Apoio psicológico ao idoso e ao cuidador: Tem como objetivo facilitar a expressão dos afetos, possibilitando a resolução de conflitos existentes.

“Mente em Ação” – Programa de Estimulação Cognitiva: Este programa visa estimular diversas funções cognitivas, como a atenção, concentração, memória, perceção, raciocínio, imaginação, linguagem, associação de ideias, capacidade viso-espacial, orientação temporal e espacial, inteligência, entre outras. Tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos idosos, preservando e desenvolvendo as suas habilidades cognitivas, o que aumentará as suas capacidades de interação social.

 

Close Menu